quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

One Direction impulsionam o papel do Reino Unido no mundo

 
O sucesso mundial dos One Direction aumentou a “confiança” na diplomacia britânica, argumenta Sir John Major, ex-primeiro ministro.
Ele contou ao comitê parlamentar que a fama da boyband e de artistas como Susan Boyle e Adele estava impulsionando o “soft power” [habilidade de um Estado para influenciar indiretamente o comportamento ou interesses de outros corpos políticos por meios culturais] do país.
Sir John também elogiou a série Downton Abbey, a Premier League de futebol e a Família Real por seus papéis globais. Ele disse que poucos países têm esta vantagem cultural.
O conservador Sir John disse a Câmara dos Lordes sobre o “soft power”:
"Nós tivemos mais de 20 álbuns britânicos no topo das paradas em países ao redor do mundo. Não são só estrelas como os Beatles e os Rolling Stones. Você tem os One Direction, a Adele, Susan Boyle. Aonde quer que você vá eles são nomes familiares e têm uma implicação de percepção e assim de soft power. Este é um cenário que poucos países podem se comparar em termos de perfil e isto é importante para a nossa diplomacia. Porque as pessoas os vêm e pensam sobre a Grã-Bretanha, por causa destes elementos de soft power, e por causa da nossa história, há uma… maior tendência a confiar na diplomacia britânica."

Sem comentários:

Enviar um comentário