domingo, 4 de agosto de 2013

Entrevista traduzida na íntegra para Teen Vogue edição Setembro 2013


Magia sempre parece acontecer nos sets montados para as fotos da Teen Vogue, mas havia algo extra especial na sessão [de fotos] do 1D para nossa edição de setembro. Na estrada com sua turnê mundial Take Me Home, os rapazes nos convidaram para Birmingham, Inglaterra (onde Liam vivia, antes do X Factor), para um dia que nós nunca esquecemos. A locação? Hoar Cross Hall Spa Resort, uma linda mansão do século  XIX, na região rural de Staffordshire. A sessão parecia uma festa, e os rapazes  divertiram se bastante dançando remixes de Rihanna e Drake. Niall nos contou:
"Essa é nossa segunda capa na Teen Vogue em um ano, isso é incrível! Nós ficamos muito alegres por termos sido convidados novamente!"
Depois da sessão de fotos, a banda convidou a equipe da Teen Vogue para seu show lotado na arena. Nós nos sentimos muito VIP pegando uma carona com eles em seu enorme ônibus vermelho. Os passes para os bastidores estavam em ordem (amigos de colégio e família de Liam estavam lá!).
Quanto ao estilo dos rapazes, eles praticamente pularam para fora da cama e ainda assim pariciam ótimos. Louise Teasdale, “cuidadora” de longa data da banda (ela está com eles desde os tempos da turnê do X Factor!), pode confirmar isso. Louise conta:
"Às vezes, eles chegam e eu sinto como se não precisasse fazer nada. Todos eles têm seu próprio estilo, e nenhum deles é  fresco quanto se trata de estar com boa aparência."
Para a capa da Teen Vogue, o fotógrafo Peggy Sirota  e a estilista Nancy Rohde  trabalharam com Lou para montarem um visual rocker: moicano para Zayn, faux-hawk  para Liam, cabelos “bagunçados-arrumados” para Louis e Niall. E Harry, que notoriamente se recusa a cortar seu cabelo, Lou optou por colocá-lo para trás. Ela comentou:
"A coisa mais importante  é ter certeza de que eles estão com visual masculino. Se você escova demais as sobrancelhas ou coloca muita maquiagem, eles começam a parecer femininos."
A julgar pelas fãs que foram os ver depois da sessão, eles não estavam nada além de bonitos.

Três horas depois, eu estou perdida nos bastidores perto de um decalque imenso de basquete e cartazes “sinalizadores” pelas paredes que a equipe do 1D usa. Em uma porta vejo uma marcação: ONE DIRECTION: Guarda-roupa, avisto uma camiseta com a bandeira do Reino Unido (Liam Payne viria a usá-la para abrir o show).  ONE DIRECTION: MÚSICOS… Percebo que finalmente estou indo pelo caminho certo, quando eu vejo seis seguranças fortões, queimados de sol. O cartaz da porta mostra ONE DIRECTION: ONE DIRECTION.
Existe algumas coisas que você precisa saber sobre 1D, se você ainda não sabe. Depois de perder a sétima temporada do X Factor britânico, a banda desafiou todas as probabilidades de se tornar a mais mundialmente bem sucedida banda da atualidade. Todos eles foram criados por famílias de classe trabalhadora na Inglaterra e na Irlanda antes de sua ascensão à fama. Harry passava seus sábados esfregando os pisos da padaria W.Mandeville, em sua cidade natal. Louis Tomlinson fazia hambúrgueres na lanchonete do estádio de futebol do Doncaster Rovers. Zayn Malik foi garçom no restaurante da família (sua primeira viagem de avião aconteceu quando a banda se tornou grande). Enquanto Niall era apenas estudante.
Hoje em dia você não consegue ir a lugar nenhum sem ver sinais do império multimilionário do grupo: perfume, uma linha de material escolar da Office Depot, uma coleção de roupa de cama, livros pela HarperCollings, parceria com a Nabisco, linha de bonecos da Hasbro. Eles passaram mais de um ano filmando seu novo documentário, This Is Us, dirigido pelo indicado ao Oscar, o cineasta Morgan Spurlock, do famoso Super Size Me – A dieta do palhaço. E agora eles estão em Miami e pronto para arrasarem.
Niall me diz, explicando que passou um tempo na piscina do hotel com Harry:
"É a maior queimadura de sol que tive na vida. Mas eu não vou ficar no meu quarto como um prisioneiro – e o assédio dos fãs não vai me impedir de me divertir."
Alguns artistas em certo nível de fama, parecem já estar preparados para encarar fãs histéricos por todos os lados, mas não Niall:
"Eu não sei como você pode se acostumar com pessoas gritando na sua cara, como lidar com isso? E quem diz que é diferente está mentindo."
Zayn se senta ao meu lado/seus olhos castanhos brilham e ele diz:
"Nós ficamos chateados com alguns fãs que perturbam."
O mais calmo do grupo é rápido em me dizer que não esteve na piscina hoje – ele não sabe nadar.
[Esse lugar] é muito agitado pra mim. Eu gosto de relaxar em um lugar calmo. Eu tenho prazer nas pequenas coisas da vida.
De repente ouço uma voz:
"Que bom ver você, querida."
Eu me viro e vejo Louis atrás de mim, ele pergunta de forma tipicamente britânica:
"Está tudo bem com você?"
Em seguida estou sendo levada ao bufê – esses caras estão famintos. E, wow, eles podem comer. Um chef de Londres está preparando frango para Harry e Zayn. Um litro de sorvete está descongelando na mesa. “Você quer um pouco de bananas Foster?” (Típica sobremesa americana) Harry me pergunta com sotaque americano.
Eu passei mais tempo com a banda nessa primavera, do que com a minha própria família, e essa atmosfera relaxante dos bastidores parece boa. Eles não são tratados como estrelas do rock intocáveis, certamente não pelos membros de sua equipe, que é composta por 50 pessoas, em sua maioria britânicos.
Sobre as exigências que quase todos os artistas fazem, para que o camarim fique a seu gosto:
"Nós não possuímos exigências. Na verdade nós nunca fizemos isso. Eles nos trazem coisas que eles acham que possamos gostar."
Eu devo parecer surpresa, porque ele adiciona:
"Nós não agimos como divas."
O diretor do documentário, Spurlock pode confirmar isso. Ele está dando uma entrevista pelo telefone, explicando que os garotos o conquistaram lançando pedaços de pão um no outro durante a primeiro jantar de reunião. E revela:
"Seus espíritos é o que os fazem tão bem sucedidos. Se divertir os impede de terem que lidar com tanto estresse que vem com o trabalho."
A guerra de comida foi iniciada por Louis – que surpresa!
Spurlock sabe do que está falando. Ele passou vários meses filmando os rapazes por todo o mundo, capturando imagens em suas casas, cidades natal, famílias, momentos felizes e tristes.
Louis confessa:
"Isso até poderia ser um trabalho agradável, mas eu não seria capaz de fazer isso, se estivesse sozinho. É ótimo sempre tê-los por perto – Nós somos como irmãos."
Revelar tanto de suas vidas não os assusta? Louis responde:
 "Eu pessoalmente não me importo. Sou bem desprendido."
Harry adiciona:
"Acho que as pessoas pedem pra desligarem as câmeras se estão tendo um dia ruim, mas nós não fizemos isso."
Corajosos, especialmente considerando as pressões de estarem sob os holofotes: a cada movimento que fazem (ou não fazem) é manchete. Spurlock revelou:
"É frustrante para eles às vezes, porque as coisas do nada são divulgadas sem nem sequer serem verdadeiras. Eu vi um artigo que dizia “Harry Styles exige que cenas com Taylor Swift sejam tiradas do filme”. Mas começamos a gravar o filme em janeiro, eles já haviam se separado."
Mesmo de proporção pequena, há rumores por aí. Ao pesquisar, achei uma notícia que dizia que eles tinham feito aulas de Zumba. Zayn ri, mortificado:
"Não, nós não fizemos! Nós fazemos um pouco de boxe e artes marciais mistas. Nós temos um cara na estrada conosco, [que nos treina] ele é expert no assunto. Ele é muito legal."
Um dia típico de malhação pra esses caras pode durar 12 horas, mas eles têm uma doce recompensa depois do show. Liam conta:
"[O ônibus] é cheio de guloseimas, biscoito recheado e cookies."
Mas, o que eles fazem lá dentro? Liam diz:
"Nós assistimos filmes, seriados em DVD, jogamos vídeo games – FIFA,  ás vezes Grand Theft Auto, Call Of Duty."
Zayn adiciona:
"Coisas chatas que os rapazes fazem."
É difícil imaginar qualquer coisa desses caras sendo chatas, especialmente quando se trata de etiqueta no ônibus. Liam diz:
"Eu estrategicamente escolhi minha cama, por isso é longe da sala dos fundos. Lá fica confuso por causa do Zayn e do Louis – Eles deixam as roupas e sapatos jogadas por todo canto."
Quando dão a eles a opção de dormir em uma cama maior que as do ônibus, Louis, Zayn e Liam muitas vezes preferem ficar no ônibus. Liam comenta:
"É bom ter um lugar que você sente como se fosse sua casa."
Mas pra Niall e Harry, conforto é mais importante, Harry diz:
"Eu posso dormir no ônibus se estivermos viajando, mas se eu tiver uma cama, eu vou dormir nela. E muitas vezes depois dos shows, fico tão cansado que eu caio no sono com as minhas roupas. Ontem a noite, no Ritz, eu deixei meus sapatos na ante sala, e quando eu fui buscá-los eu acidentalmente me tranquei do lado de fora. Eu dormi no chão do lado de fora do quarto por duas horas."
Sem nenhum segurança? - Harry acena com a cabeça, e faz uma pausa.
"Vestindo apenas um roupão."
No serviço de bufê dos bastidores Niall pega sorvete e nos oferece um pouco antes de pegar uma generosa colherada no pote.
"Isso não é saudável, mas ah…  - Ele diz dando de ombros –  eu preciso ganhar peso."
Alimentos não saudáveis parecem não ser um problema para os garotos, afinal, eles não precisam fazer danças coreografadas durante os shows, como qualquer outra boyband lá fora faz. Por que eles não dançam? Niall admite:
"A principal razão é que não sabemos dançar."
Mas será que a gravadora já pensou em explorar essa possibilidade? Ele insiste:
"Ninguém nunca tentou nos obrigar a aprender."
É evidente que os meninos gostam de se diferenciar de seus concorrentes na telona,  Justin Bieber: Never Say Never e Katy Perry: Part Of Me. Niall fala:
"Eu acho que o nosso filme não é nada parecido com o deles. Somos em cinco, então é um pouco mais divertido. E não teremos muitas cenas de concertos nele. Os fãs já assistem aos concertos na turnê – eles querem ver mais cenas de bastidores."
Quando eu começo a falar da Perrie Edwards que faz parte da girlband britânica Little Mix, com quem Zayn está há mais de um ano, ele revela um grande sorriso em seu rosto. [Nota do Editor: Uma semana depois, ele fez uma tatuagem dela em seu braço direito].
"Nós nos entendemos. – Diz ele pensativo - Estou muito orgulhoso da Little Mix, elas alcançaram n°4 nas paradas, bateram o recorde das Spice Girls."
Sobre seu relacionamento, ele revela:
"Por causa das nossas agendas, nosso relacionamento é a longa distância. Ela estava deixando os EUA, quando eu estava chegando. Quando eu estou em um lugar, parece que ela está sempre em outro lugar do mundo. Mas estamos conseguimos fazer funcionar."
Louis, que namora Eleanor Calder há cerca de dois anos, é o outro único comprometido– o resto está solteiro. O que seria necessário para ganhar um deles?  Harry diz:
"Eu gosto de pessoas agradáveis."
Em seguida, Liam:
"Gosto de garotas fofas e quietas. Meu problema é que se me sufocam,  não consigo lidar com isso."
Niall adiciona:
"Pra ser honesto, eu prefiro fofa do que sexy."
E sobre namorar uma fã?
Harry diz:
"Se eu namorasse uma garota, e ela fosse uma fã, com certeza isso seria um bônus."
Está quase na hora do show, e nós começamos a ouvir um barulho familiar, é a multidão da arena. Os meninos saem de sua sala de figurino, rapidamente passando por seu camarim, parecendo apenas casuais e legais, como fizeram nos bastidores. Eles começam a caminhar, cantando “Do You…” do cantor Miguel, e eles fazem um falsete impressionantemente alto. Não mostrando sinais de nervosismo, cada um deles me deu um grande abraço e um beijo de despedida. Em poucos segundos, eles desapareceram e reapareceram no palco, com a introdução de  ”Up All Night” agitando o estádio. É hora do 1D.

Sem comentários:

Enviar um comentário